Visual do Google Adwords será completamente redesenhado: O que isso significa para você?

A plataforma de publicidade digital está passando agora por um processo de reformulação para torná-lo mais fácil de gerenciar: o Google oferece uma primeira espiada.

 

Com mais de 15 anos, o Adwords se tornou a ferramenta mais poderosa da publicidade online.  Mas com o passar do tempo, no entanto, poucas mudanças foram feitas no design da ferramenta. Centenas de novos recursos se acumulam ao longo de uma década e meia, tornando seu gerenciamento um grande desafio. O mundo, o mercado de anúncios e o próprio Google tem mudado drasticamente, e é justo dizer que o Adwords está começando a mostrar sua idade.

Na manhã de segunda-feira (28/03/2016), o Google anunciou, através do blog do Adwords, o início de um grande processo de reformulação visual e operacional que visa o rejuvenescimento da interface da plataforma. Segundo a empresa, a última vez que se viu um ajuste tão profundo no Google AdWords foi por volta de 2008.

De acordo com seu post, o Google vai focar em anunciantes que usam o Adwords, independente do tamanho ou objetivo, tornando a plataforma mais fácil de gerenciar as campanhas e fazendo com que os dados que deseja sejam mais fáceis de encontrar.

As diversas opções de como alcançar seus clientes na internet com os Links Patrocinados do Google, que abrangem anúncios na rede de pesquisa, bem como a publicidade nos sites parceiros, YouTube, Google Shopping e Gmail faz com que a complexidade da plataforma precise ser repensada.

O princípio da reformulação do AdWords se baseia no design de outros produtos de concepção utilizado pela Google, como o Gmail e o Maps. Desta forma, os usuários de produtos Google terão maior facilidade em identificar ícones e se adaptar às mudanças.

É qualquer funcionalidade que muda?

Não. Na verdade, elas não afetam as funcionalidades do AdWords, políticas e requisitos de anúncios. O foco é sobre como ajudar os anunciantes a visualizar de uma maneira mais dinâmica e intuitiva os dados mais relevantes para seus objetivos de negócio.

O que muda no Design do Google Adwords?

Parte do que veremos nessa reformulação pode ser percebido na imagem compartilhada pelo blog do Adwords. Olhando para a nova tela “Visão geral”, as coisas são, sem dúvida, mais simples:

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Como podemos ver neste exemplo, na imagem à esquerda, as campanhas e os grupos de anúncios continuam exibidos na barra de navegação esquerda. No entanto, ao clicar sobre eles é aberto um painel que o Google está chamando de “Visão Geral”.

O painel Visão Geral pode ser exibido em diversos níveis, como campanhas, grupos de anúncios, palavras-chaves e anúncios. Eles mostram um gráfico de desempenho, e também  destaca quatro principais métricas (Cliques, Conversões, Custo e CTR). Depois, é apresentado as métricas dos grupos de anúncios com melhores desempenhos, bem como o desempenho dos dispositivos de acordo com as métricas de Cliques, Impressões e Custo.

Outro ponto que você pode notar, é que recursos importantes, tais como dados sobre as extensões de anúncios são facilmente localizadas, em vez de estarem escondidas em Configurações, como ocorre atualmente.

Na segunda imagem, à direita, exemplificado com dados das Palavras-chave, também podemos ver como as ferramentas e recursos serão exibidos de uma forma mais simplificada e intuitiva. Opções como Palavras-chave, Palavras-chave Negativas e Termos de Pesquisa são apresentadas como abas, no topo da janela.

Nessas poucas imagens divulgadas pelo Google, já podemos perceber que na reformulação, somente a navegação relevante para o que está sendo analisado estará à vista. Por exemplo, se estamos analisando o desempenho das Palavras-Chaves, não teremos abas de outro recursos, como Extensões de anúncios, poluindo nossa visão.

Quando poderemos ver as alterações?

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As funcionalidades serão disponibilizadas para alguns anunciantes convidados a medida que estiverem prontas. Convites serão enviados com base em uma série de fatores, por isso nem todos os anunciantes poderão testar a nova experiência tão cedo. Segundo o post do Google, o objetivo é que todos os anunciantes tenham acesso ao novo visual do Adwords até 2017.

O quão importante é isso?

De uma forma geral, acredito que o visual parece ser mais agradável, e com certeza poupará uma boa parte do nosso tempo. Acredito que o Google está fazendo isso para tornar a plataforma comercialmente mais acessível, de uma forma que funcione bem para grandes e pequenos anunciantes, desde os usuários mais avançados até os iniciantes.

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