5 coisas que aprendi com Barack Obama na VTEX day

A última edição do VTEX Day, em São Paulo, recebeu um convidado mais do que especial. O 44º Presidente dos Estados Unidos marcou presença no evento de tecnologia e inovação como palestrante e abriu a feira.

Barack Obama encheu um auditório com mais de 10 mil pessoas e falou sobre temas como tecnologia, economia, inovação, educação e empreendedorismo.

Sem tirar o sorriso do rosto e com muita simplicidade, o ex-presidente tinha muito o que falar e compartilhou um pouco da sua visão sobre diversidade, liderança e educação. Veja abaixo algumas coisas que aprendi com o Presidente Obama!

O que é a VTEX Day?

Anualmente acontece o VTEX Day, um dos maiores eventos do mundo na área de tecnologia e inovação. Especialistas e empresários do mundo todo participam do evento para trocar experiências, assistindo ou ministrando palestras.

Na edição de 2019, que aconteceu nos dias 30 e 31 de maio, o maior evento de vendas multicanal recebeu os principais nomes do mercado. Além disso, as mais de 150 marcas presentes contaram com áreas de exposição B2B e B2C, tendo mais de 15 mil visitantes circulando pelo local. Este ano, o convidado ilustre foi Barack Obama, que falou sobre sua trajetória, aflições, erros e acertos enquanto ainda comandava a Casa Branca.

O que aprendi com Barack Obama?

Sempre descontraído e carismático, Barack Obama falou sobre alguns pontos da sua trajetória pessoal, seu tempo na presidência e sua visão sobre o atual presidente dos Estados Unidos.

O americano revelou se sentir orgulhoso do trabalho que realizou e diz ter “salvado a economia mundial”, depois de receber um país totalmente fragilizado pelo colapso das hipotecas subprime. Entre tantas falas e pensamentos inspiradores, foi possível aprender muito durante a palestra do presidente Obama. Listo abaixo cinco coisas que aprendi com Barack durante a VTEX Day a seguir.

1. Invista em educação

Para Barack Obama, os professores possuem o poder de gerar confiança. Durante suas falas, enfatizou que a educação é fundamental para o desenvolvimento de um país e que sem um ensino de qualidade nunca existirá um mercado forte e saudável.

2. Tome decisões com base em dados

O ex-presidente ensinou que toda tomada de decisão deve ser baseada em um processo suportado por dados, e não por probabilidades. E, ainda destacou a importância de ensinar nas escolas como analisar criticamente os dados que se recebe.

3. Reconheça os recursos e riquezas que temos

Barack recomendou que continuemos otimistas, pois, apesar da sensação de estarmos vivendo em completo caos no mundo, nunca na história tivemos tantos recursos, riqueza e saúde. Para aqueles que conseguirem enxergar o mundo atual dessa forma, ficará mais fácil descobrir oportunidades.

4. Veja os impostos pagos como um investimento na sociedade

Apesar de saber que muitas pessoas não concordam com ele, Obama acredita que as pessoas deveriam ficar felizes por pagar impostos, pois esse é um investimento que cada um faz para construir uma sociedade melhor. Mas, é claro, desde que os governantes façam bom uso desses recursos.

5. Acredite nas instituições governamentais

Barack Obama acredita que é praticamente impossível desenvolver uma sociedade sem trabalhar no desenvolvimento de instituições governamentais sólidas. Durante uma hora de conversa, o ex-presidente falou sobre temas variados, passando por meio ambiente até os desafios diários de se comandar um país. Muitas das suas falas foram marcantes e serviram para inspirar o público presente.

O discurso de Obama acabou em tom de esperança. E, apesar de não existir garantia de que a evolução continuará nesse sentido, ainda há indícios de melhora.

Se inspirou com as falas de Barack Obama? Então, que tal compartilhar o conteúdo em suas redes sociais agora mesmo?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *